Quais os modelos de e-mail marketing que convertem?

Muitos empreendedores limitam-se ao envio de ofertas para a sua lista de contatos, mas existem várias outras ações que também são muito efetivas para alcançar bons resultados. Saiba tipos de e-mail marketing que convertem.

Existem várias situações em que você recebe e-mails marketing de empresas: ao inscrever-se na sua lista de e-mails, fazer o download de um e-book, realizar uma compra, em datas comemorativas, no lançamento de um novo produto, entre diversas outras. Por que não levar essas estratégias para dentro da sua empresa?

Neste artigo veremos quais são os modelos de e-mail marketing que mais convertem. Confira.

Quais são os modelos de e-mail marketing que mais convertem?

Engana-se quem pensa que uma estratégia de e-mail marketing está limitada ao envio de ofertas para os clientes. Existem vários modelos de e-mail marketing que podem ajudar a construir um bom relacionamento com o público e influenciam na conversão.

E-mail de boas vindas

Os modelos de e-mail marketing de boas vindas são responsáveis por começar o seu relacionamento com um lead da melhor forma possível. Trata-se de uma comunicação dando boas vindas para o usuário depois de inserido o seu e-mail em um cadastro para receber newsletters da sua empresa.

Esse e-mail marketing deve ser simples e conter conteúdos introdutórios sobre a sua empresa, contando como você pode ser útil para resolver os problemas do lead. Trata-se de uma ótima oportunidade para identificar melhor as dores vividas por aquele usuário ou levá-lo para acessar outros conteúdos.

E-mail de agradecimento

Os e-mails de agradecimento são curtos e objetivos. Trata-se de uma rápida mensagem apenas como agradecimento por determinada interação e contendo instruções para prosseguir com um procedimento.

Eles podem ser utilizados tanto para agradecer o download de um e-book (acompanhando o link de acesso ao material) quanto para agradecer o consumidor pela realização de uma compra – indicando como ele pode acompanhar o status do pedido.

E-mail promocional

Quando falamos sobre e-mail marketing, muitos empreendedores pensam logo nessa forma de comunicação. Os modelos de e-mail marketing promocional possuem foco em promover uma oferta – seja um produto, serviço, evento ou material gratuito.

  • Produto: trata-se dos tradicionais e-mails enviados pelas lojas virtuais, que contêm promoções exclusivas dos seus produtos
  • Serviço: muito semelhantes aos e-mails promocionais de produtos, mas incluem ofertas de serviços – como consultorias ou softwares
  • Eventos: se a sua empresa está promovendo um evento, um e-mail promocional também pode ser uma ótima forma de informar o público
  • Material gratuito: e-books, planilhas ou webinars desenvolvidos pela sua empresa também podem ganhar mais visibilidade quando o público recebe informações por e-mail

As mensagens do e-mail promocional possuem foco na conversão, por isso a sua estrutura inclui muitas imagens que captam a atenção do leitor e várias chamadas para ação (CTA) – como “Baixe agora mesmo o seu e-book!” ou “Aproveite esses preços especiais agora mesmo!”.

E-mail informativo

Os modelos de e-mail marketing informativos também são conhecidos como newsletters. Eles possuem o objetivo principal de informar os leitores – seja com notícias relacionadas ao seu ramo de atuação, novidades da sua empresa ou conteúdos relevantes para solucionar os seus problemas.

Nesses e-mails o conteúdo é o centro das atenções, mas a sua estrutura também contém chamadas para a ação e links que levam ao seu site (ou blog). Essa comunicação é muito útil para a nutrição de leads, construção de autoridade e geração de engajamento da sua base de contatos.

E-mail especial

Como o nome já diz, o e-mail especial é enviado apenas em situações especiais – como datas comemorativas, aniversário do lead ou para celebrar uma conquista. Esses modelos de e-mail marketing são mais simples e geralmente apostam em artifícios visuais para prender a atenção dos usuários.

Sabe qual é o grande pulo do gato quando o assunto é e-mail? Pensa nele como relacionamento, não só como venda. Relacione-se, pense em régua de relacionamento, numa estratégia que vai te fazer lembrado pelos seus leads.

Dicas bônus:

  • “Perca tempo” pensando no assunto do seu e-mail, ele é essencial para garantir o sucesso do seu e-mail. O subject tem que causar curiosidade e ao mesmo tempo parecer familiar, para que a pessoa ache que alguém do time enviou, assim a chance dela abrir é maior. Existem alguns coringas como “preciso da sua ajuda”, “ação necessária” que são tiro e queda. Mas não adianta mandar toda hora, senão ninguém cai mais, obviamente!
  • Conheça e utilize técnica de Copywriting nos seus e-mails. Assim eles se transformam em ferramentas de vendas. Mas estude essa técnica antes de mandar, combinado? 😉
  • Utilize ferramentas de e-mail para trabalhar com variáveis como nome e empresa, inclusive no assunto do e-mail. Essa personalização faz com que a pessoa sinta que o e-mail foi mesmo escrito para ela e não direcionado a [email protected]éu como gosto de dizer. Ou seja, pra todo mundo. E aí, ela dá mais atenção para você e te responde.
  • Reforçar o envio de um e-mail uns 3 dias depois aumenta as chances de resposta em 30%. Os dados não mentem nunca!
  • Colocar (com parcimônia) emojis no assunto também faz com que seu e-mail se destaque na imensidão.
  • Títulos curtos também se destacam. Tente ficar no máximo de 35 caracteres. Lembre-se, todo mundo lê e-mails hoje na tela do smartphone.

Ufa, tá bom de bônus, né?

Eu adoro essa ferramenta linda chamada e-mails. Afinal, ela tem o melhor ROI (Retorno sobre investimento), porque você não gasta praticamente nada e tem um retorno ótimo! Se quiserem mais, é só pedir. Tô sempre pronta! 😉

Você já conhecia os modelos de e-mail marketing que mais convertem? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!