Você está feliz com a sua carreira na comunicação?

Hoje em dia, a gestão de carreira não é apenas algo supérfluo, mas uma demanda prioritária para qualquer profissional. Se você espera receber o máximo de satisfação nas horas que investe no seu trabalho, é preciso fazer uma pausa e planejar formas de crescer, adquirindo novas habilidades, competências e experiências.

Todo mundo tem talentos e habilidades em potencial. Continuar a se desenvolver ampliará suas opções de trabalho e agregará valor à sua carreira – e isso se torna fundamental para quem trabalha no mercado de comunicação, que tem evoluído consideravelmente nos últimos anos.

Com a expansão da internet e de outras tecnologias digitais, aumentou a demanda por profissionais que tenham agilidade no aprendizado, criatividade na resolução de problemas e capacidade de inovação.  Nesse contexto, vale a reflexão: você está feliz em sua posição atual? Quais são seus planos para a sua carreira na comunicação?

Pensando nisso, para ajudar na gestão da sua carreira na comunicação, veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a impulsionar o seu crescimento profissional. Acompanhe!

Plano de carreira na comunicação

Os profissionais bem-sucedidos, satisfeitos em suas carreiras, sabem exatamente o que esperam do seu futuro. Ao criar um plano de carreira na comunicação, o profissional pode ver, com mais facilidade, as etapas necessárias para atingir suas metas.

Por exemplo, se você está esperando por uma posição de liderança nos próximos cinco anos, pode traçar a trajetória do que precisa fazer para chegar lá. Nesse processo, inclua conversas com consultores, fazer um curso de habilidades interpessoais ou se oferecer para trabalhar em tarefas adicionais, mesmo na sua posição atual.

Agora, se o seu objetivo é empreender, o plano pode incluir economizar dinheiro, obter financiamento e encontrar um parceiro de negócios. Você pode sonhar alto, desde que se certifique de mapear o caminho para chegar lá.

Possibilidade de crescimento na carreira de comunicação

De forma geral, o que os empregadores esperam de seus colaboradores é qualificação, compromisso, produtividade e ética profissional. Isso é o mínimo que se exige de qualquer profissional. Por isso, se você pretende crescer dentro de uma organização, é preciso ser melhor do que a maioria para conquistar cargos mais elevados.

É sempre importante analisar as possibilidades de crescimento no seu emprego atual ou em uma vaga de interesse. Para isso, estude a fundo o histórico da organização, identifique possíveis funções com demanda e qual é a cultura da companhia quanto a possíveis promoções.

Ao assumir o desafio de crescer na carreira de comunicação, é fundamental aprimorar os seus talentos, exercer a paciência e ter humildade. Não basta apenas se manter atualizado e bem qualificado tecnicamente – você tem que estar preparado para lidar com situações que exigem muita habilidade emocional. O sucesso e o fracasso fazem parte do jogo, mas a sua jornada sempre será do tamanho da sua determinação.

Ampliação de networking

Se você estiver procurando por um parceiro de negócio, alguém com acesso a investidores ou que apenas lhe dê algumas dicas de como melhorar a sua carreira na comunicação, o networking pode ser a sua melhor aposta.

Networking é sobre identificar oportunidades, então, você precisa investir muito tempo fazendo perguntas sobre a pessoa com quem está conversando e seus negócios.

Algumas das amizades de negócios mais valiosas começam no ensino superior, por isso, não descarte essa oportunidade quando estiver em sala de aula. Conheça o máximo de pessoas possível, seja na faculdade, no trabalho ou em eventos de negócios. Você pode encontrar colegas com a criatividade excepcional, habilidades profissionais estabelecidas ou uma ideia de negócio altamente viável, e que o ajude a começar seu próprio negócio.

Atualização constante

Para quem quer dar um rumo diferente em sua carreira na comunicação, é fundamental atualizar seus saberes. Novas tecnologias, metodologias, abordagens, recursos surgem diariamente.

Para se manter competitivo em um segmento tão volátil, é essencial obter novos conhecimentos, também, de modo ágil. Ler blogs (como o que você já está fazendo agora!), trocar ideias e fazer cursos de atualização, como os oferecidos pela How Digital, são ações que lhe ajudarão a ter mais felicidade e conquistar melhores resultados em sua carreira de comunicação.

E você, já pensou em fazer cursos que podem mudar o rumo da sua carreira na comunicação? Conheça os cursos que a How Digital tem a oferecer para o profissional da comunicação! Até a próxima!