Como conquistar o novo consumidor?

Você já reparou nas grandes mudanças no mercado causadas pelo novo consumidor? Os hábitos de consumo sofreram uma grande transformação nos últimos anos – principalmente pela popularização da internet, que aproximou os clientes das empresas e abriu diversas novas possibilidades.

Alguns anos atrás, um cliente que estava em busca de um tênis novo ficava limitado a comprar em uma das lojas da sua cidade, tendo acesso a poucos recursos para pesquisar pelo melhor calçado. Hoje, esse mesmo consumidor pode descobrir diversas informações sobre o melhor tênis para suprir a sua necessidade, pesquisar preços e descobrir e-commerces em poucos minutos na internet.

Toda a facilidade no acesso a produtos ou serviços criou uma mudança na percepção de valor desse novo consumidor. Um produto de qualidade pode não ser o suficiente para satisfazê-lo, pois existem vários outros fatores que influenciam na experiência entregue pela empresa.

Neste artigo veremos quem é o novo consumidor e como você pode conquistá-lo. Confira.

Quem é o novo consumidor?

Com que frequência você costuma pesquisar no Google antes de tomar uma decisão de compra? E quantas empresas você segue nas suas redes sociais? Essas são realidades cada vez mais comuns entre os consumidores no Brasil, não é?

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 61% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade já possuem acesso à internet. Naturalmente, grande parte dessas pessoas utiliza o ambiente virtual para pesquisar produtos, relacionar-se com empresas e buscar novas experiências que sejam satisfatórias.

Com toda essa facilidade no acesso a informações, o novo consumidor se tornou mais exigente e antenado nas novidades do mercado. Se as opções para comprar um tênis eram limitadas às 10 lojas que existiam na sua cidade, agora existem centenas de opções espalhadas pela internet tentando chamar a atenção do público.

Os Millennials (nascidos entre os anos 80 e 90) e a geração Z (nascida entre os anos 90 e 2010) apresentam algumas características de consumo que precisam ser observadas para ditar o futuro das empresas no mercado. Confira as principais delas:

  • Busca por novas maneiras de consumir produtos ou serviços que já existem. Um ótimo exemplo disso é o uso do Spotify para ter acesso a músicas.
  • Preferência pelo fácil acesso às soluções para os seus problemas – o que está ligado intimamente ao uso da tecnologia.
  • Procura por marcas que impactam positivamente na sociedade.
  • Gosto por experiências únicas e personalizadas.
  • Busca constante pela inovação e de novas formas de gerar qualidade de vida.

Como conquistar esse público?

Com um novo consumidor tão exigente e ligado nas novidades do mercado, o que será que as empresas podem fazer para conquistá-lo? Separamos algumas práticas que podem ajudá-lo nessa missão. Veja só:

  • Conheça o seu cliente. Apesar de compartilharem muitas características, os novos consumidores também possuem particularidades que variam de acordo com o nicho que estamos analisando. Por isso, é fundamental fazer um exercício de conhecer melhor os gostos e desejos do seu cliente para que possa satisfazê-lo.
  • Produza informações úteis. Uma das características do novo consumidor é a busca por informações a todo instante, certo? Por isso, produzir informações relevantes com uma boa frequência chama a atenção desse público para o seu negócio.
  • Crie relacionamentos duradouros. A internet possibilita que as empresas estejam presentes constantemente na vida de seus clientes. Procure interagir constantemente com os consumidores para criar um vínculo duradouro.
  • Seja acessível e transparente. Grande parte das empresas exploram as ferramentas da internet para facilitar a interação com o público – principalmente com o uso das redes sociais. Adote uma postura de acessibilidade e transparência para criar uma boa percepção em relação à sua marca e conquistar o público.
  • Entregue experiências positivas. Mais do que vender produtos ou serviços de qualidade, a sua empresa deve proporcionar uma experiência satisfatória que inicia antes da compra e se prolonga mesmo depois de fechar um negócio.
  • Explore o marketing digital. O novo consumidor está conectado constantemente à internet, certo? É por esse motivo que explorar uma boa estratégia de marketing digital é uma ótima forma de aumentar a visibilidade sobre a sua marca e criar autoridade no mercado.

A sua empresa já está adaptada à realidade do novo consumidor? O que você achou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!