5 sinais de que é a hora de investir em marketing digital

É cada vez maior o número de empresas que decidem investir em marketing digital. Essa estratégia explora as ferramentas disponíveis na internet e pode ajudá-lo a potencializar os resultados do negócio – aproximando a sua marca dos clientes e criando uma boa percepção no mercado.

Você já interagiu com outras empresas pela internet? Com que frequência você pesquisa por um produto ou serviço no Google antes de fazer uma compra? Quantas das marcas que você é cliente estão presentes nas redes sociais? Todos esses são sinais de que as empresas que exploram o mundo digital estão um passo à frente das demais.

Neste artigo, veremos 5 sinais de que chegou a hora de investir em marketing digital. Confira.

O crescimento do marketing digital

Os hábitos dos consumidores sofreram grandes transformações nos últimos anos. Com a popularização da internet, essa se tornou a principal fonte de informações e lazer para muitas pessoas – o que impactou diretamente na forma como acontecem as relações com as empresas.

Investir em marketing digital já é considerado, por muitos, uma necessidade. Se todos os seus concorrentes já exploram o mundo digital, por que a sua empresa deveria ficar de fora? Confira alguns dados que comprovam o crescimento do marketing digital:

  • Segundo dados do IBGE, mais da metade da população brasileira já tem acesso à internet.
  • De acordo com pesquisa da consultoria Bain & Company, 20% (R$8 bilhões) do investimento em publicidade das empresas brasileiras é direcionado para os canais online. A previsão é que esse número suba para 30% até 2020.
  • Um levantamento feito pelo SPC Brasil mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas online antes de comprar em loja física.

Sinais para investir em marketing digital

Além de ser uma forma de fácil acesso aos potenciais clientes, o marketing digital é uma estratégia que aposta na criação de bons relacionamentos com o público. Em vez de promover apenas os produtos ou serviços da empresa, as ações buscam atrair e nutrir o cliente com informações de valor até que seja tomada uma decisão de compra.

Isso significa que investir em marketing digital não é apenas levar as ações de publicidade da sua empresa para a internet, mas, sim, utilizar uma abordagem que atende às necessidades do consumidor. São sinais de que chegou a hora de investir em marketing digital:

1. Dificuldade na prospecção de clientes

Você sente dificuldade em atrair novos clientes? As suas ações de marketing parecem não surtir efeito para a prospecção de pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços? Essa é uma grande preocupação das empresas – afinal, novos clientes são fundamentais para o faturamento de uma organização.

Por meio de ações de marketing digital fica mais fácil ser visto por potenciais clientes da sua empresa. Com um conhecimento das informações básicas do seu cliente ideal, é possível segmentar a sua comunicação na internet. Dessa forma, você consegue ser certeiro e otimizar os investimentos realizados.

2. Relacionamentos complicados

Manter relacionamentos com os clientes é tão importante quanto prospectar novos interessados. As vendas recorrentes são muito essenciais para os resultados de uma empresa e um diferencial para a sobrevivência de um negócio no mercado.

Para criar relacionamentos que duram, é preciso não só entregar qualidade no produto ou serviço, mas também manter a sua empresa próxima do cliente. Com ações de marketing digital, é possível marcar presença de forma constante na vida dessas pessoas e conduzi-las a comprar novamente.

3. Incapacidade de mensurar os resultados da publicidade

Vamos supor que você espalhe diversos outdoors da sua empresa pela cidade, ou, então, coloque anúncios no jornal ao longo da semana. Depois de um mês, você consegue avaliar o sucesso dos resultados dessas ações? Será que o investimento valeu a pena ou sua empresa saiu perdendo dinheiro?

Mensurar os resultados de gastos com publicidade pode ser uma tarefa bastante complicada, e investir em marketing digital possibilita que todos os resultados sejam analisados em tempo real: número de visualizações, acessos no site, cliques em links, inscrições na lista de e-mail marketing, compras realizadas, entre outras informações.

4. Você deseja conquistar credibilidade no mercado

Imagine uma empresa que está iniciando as suas atividades hoje. Quanto tempo pode levar até que ela crie credibilidade entre o público? Com o auxílio da internet, é possível acelerar esse processo – afinal, você tem a oportunidade de mostrar a todos que domina sua área de atuação e o valor dos seus produtos ou serviços.

5. Os seus concorrentes já estão na internet

Outro dos sinais de que chegou a hora de investir em marketing digital pode ser notado em uma breve análise dos seus concorrentes. Se você ainda não levou a sua marca para o mundo digital, pode estar perdendo vários clientes para empresas que têm uma boa presença digital e são facilmente encontradas pelo seu público.

Você já notou algum desses sinais na sua empresa? Tem alguma dúvida sobre essa estratégia de marketing? Deixe o seu comentário e até a próxima.