Como se posicionar no mercado de comunicação em constante mudança?

Agilidade e dinamicidade não são novidades para você, não é mesmo? O mercado de comunicação está constantemente recebendo mudanças e se adaptando ao comportamento do consumidor e às transformações trazidas pela tecnologia.

Dessa forma, nem sempre é fácil saber como se posicionar da melhor maneira nesse segmento tão veloz e mutável. Mas você não precisa de desesperar, existe um caminho para lidar com tudo isso.

Ter sucesso no mercado de comunicação é o resultado de alinhar a cabeça da gestão e da empresa. Afinal, uma empresa no mercado de comunicação precisa estruturar, primeiramente, sua comunicação interna. Quando estas questões forem resolvidas, é preciso aplicar uma estratégia que posicione a organização no mercado.

Neste post, vamos compartilhar algumas dicas para isso. Bóra?

Conheça seu público

O grande “segredo” da comunicação atual é focar as estratégias no público e não na marca. E o primeiro passo é conhecer com quem você está falando. Saber quais são seus anseios, necessidades, jeito de falar. Esse é o pulo do gato antes de qualquer estratégia de diferenciação.

Se precisar, faça uso de pesquisas e use o seu próprio público para ter as informações necessárias.

Identifique o diferencial de sua empresa

O diferencial de sua empresa é metade do seu posicionamento. Pare por um momento e pense: “o que estamos fazendo que as outras empresas no mercado de comunicação nem estão pensando em fazer?”

Avalie bem essa resposta e traga a discussão desse diferencial para a organização. Não é sustentável, em um mercado tão competitivo como o de comunicação, ser apenas mais uma empresa entre tantas. É preciso criar e comunicar o que torna o seu um negócio especial, e fazer com que essa informação esteja na mente de seu público!

Saber explorar esse diferencial, claro, não é algo que surge do nada. Para se posicionar em um mercado dinâmico como o de comunicação, a estratégia pode variar. É importante, nesse processo, conhecer o que o seu cliente busca e valoriza, e saber oferecer isso de forma clara e eficiente.

Divulgue o diferencial de sua empresa e encante seu público de interesse

O mercado de comunicação, assim como tantos, se destaca pelo valor percebido pelo seu público. Se o diferencial é metade do posicionamento, a outra metade é a segmentação. Divulgar seu diferencial depende de precisão. Foque no seu público!

Um erro comum durante o planejamento do posicionamento da empresa é tentar agradar a todos os públicos. Veja bem, não tem nada de errado em prestar um bom atendimento para todo tipo de cliente. Mas o seu real cliente tem um perfil específico, e compreender isso é a melhor forma de definir seu posicionamento!

Para saber se posicionar da maneira ideal para seu público, você precisa saber onde ele se encontra e quais canais domina. Realize pesquisas, mantenha sua empresa próxima do seu cliente em potencial e saiba atender com eficiência às suas necessidades.

Invista em ferramentas de marketing digital

O comportamento de seus clientes em relação ao mercado de comunicação direciona novas tendências e investimentos de marketing. A força do marketing digital permite que o alcance de sua empresa aumente e reforce o posicionamento de sua marca.

Com o uso das redes sociais, a relação entre cliente e empresa se torna muito mais próxima, personalizada e humana. Gerenciando o site e redes sociais, sua empresa ganha controle sobre essa comunicação. Além disso, o investimento em marketing digital pode gerar dados valiosos, que fornecerão insights para melhorias e para aproximar ainda mais a relação com seu cliente.

A tática de se posicionar nos canais digitais exige, porém, um jogo de cintura maior. Estamos falando, aqui, de canais democráticos que podem construir ou destruir a reputação de uma empresa. Por isso, é importante manter o diálogo transparente, oferecer voz a seu cliente e responder rapidamente aos seus contatos nesse meio!

Observe o momento do mercado de comunicação

Sua empresa, ao prestar atenção no caminho que o mercado toma, consegue solucionar o problema de seus clientes. Com isso, é possível antecipar necessidades e até mesmo construir referência em determinados nichos de mercado.

A troca entre empresa e cliente é vital para que ela possa destacar suas ações em relação aos concorrentes. E empresas parceiras também contam muito nessa caminhada. O posicionamento, por ser parte segmentação e parte diferencial, sofre grande impacto externo. Saiba crescer e reafirmar a cara de sua marca nesse processo!

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil se posicionar no mercado de comunicação! Você tem mais algumas dúvidas ou dicas de posicionamento que deseja compartilhar? Divida com a gente nos comentários e até a próxima.