Check-list: 7 itens para começar a fazer vídeos para divulgar seu negócio na internet

Hoje eu quero passar pra vocês um check-list do que você vai precisar pra começar a fazer os seus vídeos. Vamos lá:

Prefere assistir? Vídeo aqui:

1- Celular meia boca: não precisa ser um iphone ex, x, 10. Pode ser qualquer um mais novinho. O que vai fazer diferença é o item 2:

2- Iluminação: Não precisa sair correndo pra comprar. Use a luz natural, ela é a mais linda e perfeita. Só precisa tomar cuidado pra ela pegar o seu rosto de frente e pra vc não ficar de costas pra fonte de luz, ou seja, a janela.

3- Um tripé pra celular. Tem no mercado livre, tem na banquinha da rua. Se não tiver, você pode apoiar o celular numa mesa, banquinho, almofada, ou pedir pra mãe apoiar.

4- Microfone de lapela: não é essencial, mas vai ajudar o som a ficar melhor. Também tem na internet a rodo. Eu paguei tipo 15 reais já com frete e com o adaptador pra converter. Atenção, se vc não usar essa coisinha, o som não vai ser captado. No caso do iphone 7 pra cima, ainda precisa desse outro, pq não tem mais entrada pra fone de ouvido, certo?

5- Fundo: uma dica que me deram e ainda não consegui resolver foi em relação ao fundo. O ideal é que ele remeta ao assunto que vc fala e que não chame mais atenção do que você, senão o telespectador, sei lá que porra que chama quem assiste vídeo na internet, além de internauta, enfim… se não a pessoa presta atenção nos detalhes do fundo e não em você. Eu ainda não resolvi isso por um motivo bem específico, combinar luz natural com fundo. Se eu fico no fundo ok, a luz não fica tão boa. Na dúvida, prefiro priorizar a luz. O próximo passo é comprar iluminação.

6- Roteiro: se você fizer um roteiro vai ficar bemmmm mais fácil de falar no vídeo, primeiro pq você já pensou e segundo porque temos uma dica secreta: apps de teleprompter. Se você não sabia, os jornalistas não decoram tudo o que vão falar e talvez nem a blogueirinha famosa. Na tela da câmera aparece o texto. E o seu celular pode virar um teleprompter. Por isso eu amo essa modernidade. É muito amor. Busca na sua app store por prompter e testa as opções. Outra coisa, com roteiro feito, você depois aproveita o texto pra atualizar o brog, o site, fazer um email. Otimização do tempo pessoal, tá em alta, é cool.

7- Se joga, mano. Como eu falei, quanto mais você faz, mais voce fica bom, assim como tudo na vida. Se você não fizer, seu concorrente faz.

E sinceramente, ninguém tá preocupado com os detalhes que você está preocupado.

Foca no conteúdo e em gerar valor. E pronto, seja feliz. Gratidão. 😉