Google Imagens tem mudanças para restringir uso de imagens

Pra que pagar uma imagem de banco de imagens se eu posso salvar uma do Google Imagens? Atire a primeira pedra quem nunca pensou nisso ou fez isso?
É só jogar no Google e clicar no Ver Imagens, selecionar tipo, tamanho e sair salvando para usar. Pois é, mas as coisas mudaram e isso não vai mais ser assim tão fácil.

Na prática o que mudou é que você não vai mais encontrar o botão “ver imagens”. Quando você optar por pesquisar imagens ao invés da web, vai vê-las e continuar acessando, porém quando você clica nela, aparecem somente as opções visitar e compartilhar. Ou seja, se quiser roubar a foto vai ter que pelo menos ir até o site onde ela está.
Aqui no meu celular aparece assim:
Porém se eu seguro a tela, como se fosse o botão direito, o IPhone me dá a opção “salvar imagem” normalmente. O Google não impossibilitou, só dificultou.
Além disso, também não dará para fazer upload de uma foto para ver semelhantes, mas acho que isso quase ninguém usava, né?
Dizem que a mudança faz parte de um acordo do Google com o GettyImages, um banco de imagens dos mais usados. O Google disse que a mudança visa “equilibrar os interesses de usuários e produtores de conteúdo”.
Faz sentido. E cá entre nós, ninguém gosta de ter conteúdo copiado. Imagens têm direitos autorais e por isso tem que ser vendidas ou pelo menos creditadas.